1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography - Indigenous Peoples

(foto: Maracás Xucurú-Kariri, autoria: Celso Brandão)


Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, 13, 14 e 15 de abril/2011 - Maceió-Alagoas/BRASIL

The 1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography is designed for productions based on ethnographic research or having characteristics of ethnographic descriptions. This festival honors Théo Brandão, who was an anthropologist and folklorist that always valued ethnic and cultural expressions. It is a realization of partnership between Théo Brandão Museum of Anthropology and Folklore/MTB and the laboratory on Visual Anthropology in Alagoas/AVAL, both from the Universidade Federal de Alagoas, Brazil.



O 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos é voltado para produções situadas em contextos de pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos), reconhecendo o valor que o antropólogo e folclorista Théo Brandão sempre deu às manifestações étnicas e culturais. É uma realização de parceria entre o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore-MTB e o laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL, ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas.

domingo, 27 de março de 2011

ENSAIO: Awiri






Caio de Salvi Lazaneo/CEDIPP/ECA/USP  <http://cmarinovic@hotmail.com/>
ano e local de realização: Aldeia Fontoura/ 2011
Formato original: (x)digital
Resumo: Ensaio fotográfico realizado nos intervalos das gravações da equipe PROARI(Programa de Apoio ao Realizador Indígena) CEDIPP (Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada da ECA-USP) do documentário sobre o ritual Hetohokã. O ritual do povo Karajá (Yni) foi registrado por indígenas de três etnias (Karajá, Xavante e Bororo) e por Caio Lazaneo pesquisador envolvido com a temática de Cinema Indígena. A realização do filme contou com o apoio do Museu das Culturas Dom Bosco (Campo Grande) e do CEDIPP (São Paulo) e é fruto de um processo de produção partilhada do conhecimento unicersidade/comunidade. O produto será o primeiro documentário do jovem realizador Karajá Juanahu. Diante de uma cultura tão viva, complexa e bela, o clima jocoso e a quantidade de crianças foi uma das coisas que mais despertou a atenção na aldeia Fontoura, o que não poderia deixar de inspirar esse ensaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário