1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography - Indigenous Peoples

(foto: Maracás Xucurú-Kariri, autoria: Celso Brandão)


Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, 13, 14 e 15 de abril/2011 - Maceió-Alagoas/BRASIL

The 1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography is designed for productions based on ethnographic research or having characteristics of ethnographic descriptions. This festival honors Théo Brandão, who was an anthropologist and folklorist that always valued ethnic and cultural expressions. It is a realization of partnership between Théo Brandão Museum of Anthropology and Folklore/MTB and the laboratory on Visual Anthropology in Alagoas/AVAL, both from the Universidade Federal de Alagoas, Brazil.



O 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos é voltado para produções situadas em contextos de pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos), reconhecendo o valor que o antropólogo e folclorista Théo Brandão sempre deu às manifestações étnicas e culturais. É uma realização de parceria entre o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore-MTB e o laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL, ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas.

domingo, 27 de março de 2011

FILME: Promessa Pankararu (14') [mostra não-competitiva]

Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque/UFSC.
<marcosdada@yahoo.com.br>
Direção: Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque e Maria das Dores Conceição P. do Prado.
Produção: Associação SOS Comunidade Indígena Pankararu.
Ano e local da realização: 2009 / São Paulo-SP.
Formato Original: ( X ) digital (
Sinopse:
Os Pankararu são indígenas que vivem no sertão de Pernambuco, eles realizam uma série de antigos rituais cheios de interdições e que não podem ser filmados na sua totalidade. Este vídeo apresenta parte dessa cultura religiosa específica dos Pankararu. No centro desse sistema religioso indígena estão presentes os Encantados. Esses Encantados são entidades que “não passaram pela morte, mas se encantaram”, eles promovem a saúde e o bem estar da comunidade, a eles são feitas “promessas” quando uma pessoa, e, principalmente uma criança, fica doente. Como forma de agradecimento os Pankararu realizam rituais onde a “dança dos Praiás” é o ápice. Momento em que “dançadores” usando máscara e vestimenta ritual “trazem os Encantos pra dançar no terreiro”, abençoando toda a comunidade. Este vídeo mostra a devoção e a fé dos Pankararu nos seus Encantados através do registro de dois importantes rituais, o Menino do Rancho e as Três Rodas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário