1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography - Indigenous Peoples

(foto: Maracás Xucurú-Kariri, autoria: Celso Brandão)


Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, 13, 14 e 15 de abril/2011 - Maceió-Alagoas/BRASIL

The 1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography is designed for productions based on ethnographic research or having characteristics of ethnographic descriptions. This festival honors Théo Brandão, who was an anthropologist and folklorist that always valued ethnic and cultural expressions. It is a realization of partnership between Théo Brandão Museum of Anthropology and Folklore/MTB and the laboratory on Visual Anthropology in Alagoas/AVAL, both from the Universidade Federal de Alagoas, Brazil.



O 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos é voltado para produções situadas em contextos de pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos), reconhecendo o valor que o antropólogo e folclorista Théo Brandão sempre deu às manifestações étnicas e culturais. É uma realização de parceria entre o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore-MTB e o laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL, ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas.

segunda-feira, 28 de março de 2011

ENSAIO: Fulni-ô em Festa: Homenagem a Nossa Senhora da Conceição






Eliana Gomes Quirino/CIRS/UFRN
ano e local da realização: 2008, Aldeia Fulni-ô.
Formato origninal: (x) digital
Resumo:
O que neste ensaio se busca mostrar são fotos de um dos momentos festivos mais importantes para os Fulni-ô, são imagens que representam a homenagem desse grupo indígena a Nossa Senhora da Conceição. A reverência e comemorações religiosas se passam em uma festa realizada todos os anos (geralmente no mês de fevereiro) na aldeia. Paralelamente as realizações confessionais têm-se, ainda, no espaço aldeão, durante o festejo, um universo comemorativo não-confessional: shows de cantores populares, barracas e parque de diversões, instalados no centro da Aldeia. Além de uma expressão da religiosidade do catolicismo brasileiro, com cultos, práticas e celebrações que acontecem em eventos característicos de festas de padroeiro, a festa em homenagem a Santa na aldeia Fulni-ô apresenta, no plano do sagrado, rituais indígenas, discursos em Yathê e práticas simbólicas que fazem parte do contexto religioso Fulni-ô, não inteligíveis aos visitantes não-Fulni-ô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário