1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography - Indigenous Peoples

(foto: Maracás Xucurú-Kariri, autoria: Celso Brandão)


Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, 13, 14 e 15 de abril/2011 - Maceió-Alagoas/BRASIL

The 1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography is designed for productions based on ethnographic research or having characteristics of ethnographic descriptions. This festival honors Théo Brandão, who was an anthropologist and folklorist that always valued ethnic and cultural expressions. It is a realization of partnership between Théo Brandão Museum of Anthropology and Folklore/MTB and the laboratory on Visual Anthropology in Alagoas/AVAL, both from the Universidade Federal de Alagoas, Brazil.



O 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos é voltado para produções situadas em contextos de pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos), reconhecendo o valor que o antropólogo e folclorista Théo Brandão sempre deu às manifestações étnicas e culturais. É uma realização de parceria entre o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore-MTB e o laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL, ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas.

domingo, 27 de março de 2011

ENSAIO: Filús em preto e branco






Sandreana de Melo Silva/AVAL/Bacharelanda em Ciências Sociais/UFAL
Email: <Sandreana_melo @hotmail.com>
Ano e local da realização: Abril de 2007, Comunidade Filús- Município Santana do Mundaú/AL
Formato Original: ( x ) digital
Resumo do Ensaio:
Filus é uma comunidade quilombola recentemente reconhecida, localizada em local de difícil acesso entre montanhas e serrado no município de Santana do Mundaú em Alagoas. Mesmo reconhecida e juridicamente ter seus direitos como Quilombola, os Filús ainda estão em nível precário no que consiste: A educação, programas de geração de renda, saúde, saneamento básico (falta banheiro, água encanada e tratada,). Sabendo que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Os níveis de saúde é conseqüência de sua organização socioeconômica e cultural. Os Filus é uma comunidade cativante, as crianças são símbolos do que há de melhor na humanidade. As fotos são recortes congelados de uma realidade, que ressurge não apenas no tempo e no espaço, mas na vontade de construir uma vida melhor, não apenas materialmente, mas interiormente, na busca incessante por uma identidade, orgulhando-se de pertencer e sentir-se parte, não estranhos neste país. E um das melhores forma de encarar as dificuldades do passado,do presente, e buscar um futuro melhor: É sorrindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário