1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography - Indigenous Peoples

(foto: Maracás Xucurú-Kariri, autoria: Celso Brandão)


Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, 13, 14 e 15 de abril/2011 - Maceió-Alagoas/BRASIL

The 1st Théo Brandão Festival of Ethnographic Film and Photography is designed for productions based on ethnographic research or having characteristics of ethnographic descriptions. This festival honors Théo Brandão, who was an anthropologist and folklorist that always valued ethnic and cultural expressions. It is a realization of partnership between Théo Brandão Museum of Anthropology and Folklore/MTB and the laboratory on Visual Anthropology in Alagoas/AVAL, both from the Universidade Federal de Alagoas, Brazil.



O 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos é voltado para produções situadas em contextos de pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos), reconhecendo o valor que o antropólogo e folclorista Théo Brandão sempre deu às manifestações étnicas e culturais. É uma realização de parceria entre o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore-MTB e o laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL, ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas.

domingo, 27 de março de 2011

ENSAIO: Wazengahaw: A festa da Menina Moça



Adicionar legenda




Diego Janatã/COIAB
Ano e local da realização: 2004 – Terra Indígena Araribóia

Formato Original: (x) digital 
Resumo:
Os ritos da puberdade feminina são os mais praticados e enraizados na cultura do povo Guajajara Tenetehar. Tendo em vista a importância que a moça tem como agente propulsor para a estrutura social, política e econômica da família extensa.
Esta cerimônia é ligada ao período em que a moça tem a primeira menstruação. A moça é reclusa durante alguns dias no interior da casa através de uma divisória de palha. Ela é pintada com o suco de jenipapo de cor preto-azulada. Neste tempo, que pode durar até dez dias, a moça é submetida a certas regras alimentares que se prolongam até a realização da Festa do Moqueado.
O início da cerimônia é marcado pelo toque do maracá, através do qual, o cantador entoa os cantos e dá início às danças que perduram durante toda a noite, para findar ao nascer do sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário